sábado, 18 de fevereiro de 2012

PROJOTA

Projota é o nome artístico de José Tiago, rapper e produtor musical brasileiro. Projota que é a junção de "Pro" de profissionalismo e "Jota" inicial de seu nome, ganhou notoriedade nas batalhas de MC's. Aonde ele venceu quatro vezes a batalha da Santa Cruz.

As influências do Projota compõem a base musical de quase todo brasileiro. Rock, MPB, Sertanejo e, principalmente, o Samba. Entrando de vez no Rap quando assistiu o videoclipe "Só Deus Pode Me Julgar" de MV Bill. Essa Mixtape aqui foi lançada em 2010 e conta com participações especiais de alguns artistas

Nas músicas, ele utiliza muitos samples que contribuem pra construção de uma atmosfera interessante ao longo do registro. Sem falar nas letras. Eu não sei vocês, mas eu realmente não gosto de apologia ao crime, se é que vocês me entendem. Projota fala sobre amizade, superação, amor... sobre a vida. 

A emocionante "Chuva de Novembro" é uma das melhores da Mixtape. Começa com um dedilhado bem simples no violão e esse clima de simplicidade vai percorrendo o relato, vai brincando com as palavras, mexendo com os sentimentos. "Menino ou homem você me deixou partir sem dizer que me ama!". "Samurai" deveria ser dedicada ao povo brasileiro, pois é a nossa história, história de luta, perseverança. Foi muito bem sacada o instrumento de sopro no início da música. "Cada inimigo seu vai te aplaudir de pé. Quando seu o escudo for o seu olhar e sua espada sua fé." "Véia" é uma homenagem à mãe de Projota que ele perdeu aos nove anos. O refrão é um sample de uma música do Ivan Lins se não me falha a memória."E você reclama se sua véia te manda ir no mercado. Reclama se a cinta estrala, mesmo se você tá errado. Reclama se ela te abraça na frente dos aliados. Vai reclamar com Deus quando ela nem estiver do seu lado." "Acabou" relata um fim de namoro e é a música mais conhecida dele no país e lhe rendeu mais de 500 mil acessos no YouTube. "A culpa não é minha, nem é sua. Sem problema. Já que é rap vamos por a culpa no sistema."

Projota é o meu nome favorito nesse novo cenário do Rap Nacional. Ainda há muito do que se esperar desse cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário